Explica aí, #Colabora: aquecimento global, crise ou mudança climática?

"Mudança climática" abrange todas as consequências do aquecimento global, naturais ou causadas pelo homem. Com a velocidade dessas mudanças, “crise climática” tornou-se a expressão que melhor se adequa à gravidade do problema. Assista ao vídeo e entenda mais

Por Isabela Carvalho | ODS 13 • Publicada em 18 de abril de 2022 - 08:34 • Atualizada em 26 de abril de 2022 - 08:23

Compartilhe

Como a Terra pode estar aquecendo se todo o ano temos recordes de frio quebrados em várias partes do mundo? Esclarecemos algumas dúvidas sobre a crise climática. Para entender por que essas ondas de frio extremas acontecem no mundo mesmo com o aquecimento global, a gente precisa relembrar o significado de dois conceitos básicos da meteorologia: o tempo e o clima. Assista ao vídeo abaixo.

Leu essa? IPCC: última década teve o maior crescimento de emissões da história

Tempo e clima

O tempo é uma condição passageira do clima. Fenômeno meteorológico que acontece rapidamente, em um curto período. Já o clima é medido por um período mais longo. Durante alguns anos – 20, 30 anos – os pesquisadores medem as condições da atmosfera em um local e vão determinando os ciclos – as condições de temperatura, umidade, vento – que tendem a se repetir regularmente ao longo do tempo. Esses dados são compilados por organizações como o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), organização criada pela ONU justamente para analisar e produzir informações que são embasadas cientificamente sobre a condição climática do planeta.

Cruzando dados de medições a longo prazo de várias agências climáticas localizadas em todo o mundo, os especialistas descobriram que a Terra está aquecendo absurdamente nas últimas décadas. Ou seja, mesmo que a gente testemunhe um tempo frio incomum, a tendência analisada pelos especialistas é que os invernos sejam cada vez mais curtos em diversas partes do planeta.

Aquecimento global, crise ou mudança climática?

O aquecimento global é o aumento da temperatura média da atmosfera ao longo do tempo. A expressão mudança climática abrange também as consequências desse aquecimento que podem ser naturais ou causadas pelo homem, como o aumento ou redução irregular das temporadas de chuva, maior frequência de temporais, secas prolongadas, furacões, inundações, entre outros

Mas a velocidade catastrófica com que essas mudanças estão ocorrendo e o perigo que impõe à nossa sobrevivência na Terra faz com que especialistas na área prefiram usar o termo “crise climática”, que é a expressão que melhor se adequa à gravidade do problema.

O fenômeno natural do efeito estufa ajudou a manter a temperatura do planeta habitável tempos atrás, mas a emissão excessiva desses gases à medida em que os países foram se industrializando causa um aumento de temperatura mais rápido do que o nosso ecossistema consegue se adaptar. 

Influência humana 

O último relatório do IPCC foi categórico ao divulgar, pela primeira vez, que é inequívoca a influência humana no aquecimento da Terra.

A redução do desmatamento, a adoção de fontes de energia renováveis, o investimento na reciclagem do nosso lixo e no reflorestamento de áreas desmatadas são só algumas das ações que podem ajudar a reduzir a velocidade desenfreada com que o planeta está aquecendo.

É muito importante que a gente se comunique com pessoas que ainda estão em dúvida se o aquecimento global é real ou se é realmente causado pelo homem. Assista também: 

Isabela Carvalho

Isabela Carvalho é estudante de Jornalismo na PUC-Rio. Cria de Anchieta, construiu sua trajetória a partir da passagem por múltiplos cenários e contextos do Rio de Janeiro, convivendo com diversos meios culturais que abriram sua cabeça para o diferente e o novo. Acredita na potência transformadora da produção midiática ativista e consciente, e gosta de atuar nas áreas de criação e edição de conteúdo multimídia, experimentando possibilidades de linguagem e formato.

Newsletter do Colabora

Nossa newsletter é enviada de segunda a sexta pela manhã, com uma análise do que está acontecendo no Brasil e no mundo, com conteúdo publicado no #Colabora e em outros sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *