Fórum reúne especialistas para discutir financiamento climático

Evento organizado por ONGs, com a presença do ministro Fernando Haddad, vai debater mitigação e adaptação à crise climática e modelos econômicos

Por Guilherme Silva | ODS 10ODS 13 • Publicada em 23 de fevereiro de 2024 - 09:49 • Atualizada em 27 de fevereiro de 2024 - 09:49

Logo do G20 em evento preparatório: Fórum vai debater financiamento climático antes de encontro de ministros da Fazendo de países do grupo em São Paulo (Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil)

Na próxima semana, a capital paulista será palco do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, evento que reunirá autoridades nacionais e internacionais para debater a integração entre finanças, clima e natureza para uma economia global sustentável e justa. O fórum acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro, às vésperas do encontro ministerial dos ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais do G20, e é uma iniciativa de sete organizações da sociedade civil brasileira – Instituto Arapyaú, Instituto AYA, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Igarapé, Instituto Itaúsa, Open Society Foundations e Uma Concertação pela Amazônia.

Leu essa? Os riscos ambientais e a estabilidade da economia global

De acordo com os organizadores, o objetivo é aprofundar as discussões sobre financiamento climático, seus entraves e oportunidades. “A alocação de mais recursos para mitigação e adaptação dos efeitos das mudanças climáticas ainda é o principal desafio para cumprimento das metas climáticas do Acordo de Paris. O Brasil, nesse contexto, tem a oportunidade única de pautar o financiamento climático como agenda prioritária das discussões do G20, enquanto presidir esse grupo em 2024”, disse Maria Netto, diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

Do encontro, sairá a criação, no Brasil, de um ecossistema internacional de ações e projetos climáticos, cujo início se estabelece em paralelo à agenda oficial do G20, com desenvolvimento em direção à COP30, criando redes e iniciativas que extrapolam essa agenda de eventos internacionais. “A liderança do Brasil no G20 e a realização da COP no país trazem uma oportunidade única de apresentar o Brasil como líder global na transição para uma economia justa e de baixo carbono e no enfrentamento às mudanças climáticas, impulsionando de fato essas agendas no país”, afirmou Lívia Pagotto, da ONG Uma Concertação pela Amazônia.

De acordo com Ilona Szabó, cofundadora e presidente do Instituto Igarapé, é o momento ideal para transformar desafios em catalisadores de mudanças – considerando que o Brasil ocupa uma posição de relevo e privilégio no campo da inovação. “O país terá que decidir o que quer: ser um país de vanguarda que concluiu uma transição integral e coerente, que desponta na produção e exportação de produtos verdes de alto valor agregado, ou a última grande economia ‘suja’, que fornece insumos para a pequena demanda remanescente da velha economia às custas dos seus recursos naturais e biodiversidade”, destacou Ilona.

Os organizadores acreditam que as atividades do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas vão impulsionar ações com impacto positivo para o clima, a biodiversidade e as pessoas. “Estamos vivendo uma trilha de eventos e marcos políticos importantes, nos quais o Brasil tem sinalizando sua posição no mundo, com capacidade de liderar pelo exemplo. Essa convocação internacional é essencial para tornar Plano de Transformação Ecológica”, acrescentou Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú.

Entre os participantes confirmados estão o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o Nobel de Economia Joseph Stiglitz, o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, o copresidente da Glasgow Financial Alliance for Net Zero (GFANZ) e enviado especial da ONU para ação climática e finanças, Mark Carney, e o presidente da COP26 e da Rockefeller Foundation Climate and Finance Fellow, Alok Sharma.

Também participarão do evento sobre financiamento climático Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente; Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda; o embaixador Antônio Ricarte, do Ministério das Relações Exteriores; Paul Polman, business leader, campaigner, co-author of Net Positive e ex-CEO da Unilever; Laurance Tubiana, CEO da European Climate Foundation (ECF); Txai Suruí, liderança indígena;  e Benoit Bosquet, diretor regional de desenvolvimento sustentável para a região da América Latina e Caribe do Banco Mundial.

Durante os dois dias do evento, cerca de 600 convidados vão ter participar de debates como temas variados como “Financiamento para a Transformação Ecológica do Brasil”, reunindo especialistas, sociedade civil e setor de negócios para discutir modelos de financiamento que viabilizem a transição para uma economia sustentável; “Oportunidades e estratégias para ampliar o financiamento de Soluções Baseadas na Natureza no Brasil”; “Restauração Florestal: solução baseada na natureza e no clima para o desenvolvimento de baixo carbono”, e “Aspectos econômicos da transição do sistema alimentar: prioridades para o Brasil”. A programação completa do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas está disponível no site do evento.

Logo após o encerramento do Fórum, São Paulo hospedará a inaugural reunião ministerial da Trilha de Finanças do G20. Entre os dias 28 e 29 de fevereiro, os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais dos países membros vão participar de discussões no Pavilhão da Bienal, localizado no Parque Ibirapuera. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, serão os representantes do Brasil neste evento.

Mais Lidas

Nenhum dado até agora.

Guilherme Silva

Jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Atualmente integra o time de repórteres correspondentes da Agência Mural de Jornalismo das Periferias e foi estagiário no Canal Reload. Nascido e criado nas periferias da Zona Sul de São Paulo, é apaixonado por comunicação, histórias e explorar a cidade de bicicleta.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *