A 9ª Conferência Cidades Verdes que acontecerá nos próximos dias 16 e 17 de setembro, no Rio de Janeiro, terá como tema principal âA transição energética e as cidadesâ. O uso do combustÃvel fóssil nos transportes estará no centro dos debates entre gestores públicos, empresários e especialistas. Organizado pelo Instituto Onda Azul em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o evento será na sede da Firjan, com entrada gratuita.
Leu essa? Bicitáxis: 15 mil quilômetros de viagens com emissão zero de carbono
Oito painéis sobre a transição energética serão transmitidos pelas mÃdias sociais do Instituto Onda Azul, organização sem fins lucrativos que atua na gestão de projetos socioambientais, e de seus parceiros. O objetivo do evento é alinhar os eixos do desenvolvimento sustentável nas metrópoles à s práticas ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês) e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que foram referendados por mais de 180 paÃses.
Gostando do conteúdo? Nossas notÃcias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosâO Cidades Verdes se tornou um espaço de convergência dos debates sobre as cidades do futuro e sobre a construção de um mundo mais sustentável, explica André Esteves, diretor-executivo do Instituto Onda Azul. âEste ano, vamos focar nos esforços que cidades de todo o mundo estão fazendo ou deixando de fazer para descarbonizar suas economias, não só nos transportes públicos, mas em vários outros setoresâ.
A engenheira quÃmica Amanda Ohara, mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ e especialista em Energia no Instituto Clima e Sociedade (iCS), é uma das debatedoras e dá o tom dos questionamentos do evento: âSeguir fortalecendo os combustÃveis fósseis no Brasil representa não apenas uma perda de oportunidade, mas um risco para a economia nacionalâ, afirma Amanda. Ela estará na mesa âA era dos combustÃveis fósseis está mesmo no fim?â, juntamente com o economista Sérgio Besserman, presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e com Marie Ykemoto, subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade, do governo estadual.
âTransportes sem emissões, meta da Missão 1.5â será a primeira mesa da conferência, na manhã do dia 16, com especialistas se debruçando sobre âo que é preciso para eletrificar os transportesâ, incluindo a garantia de pontos de recarga pela cidade e também o tema dos biocombustÃveis, para que a extração não signifique ainda mais desmatamento. O painel terá representantes da Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro), da Coppe/UFRJ, da Firjan e do ITDP Brasil.
Em seguida, a conferência vai debater âO papel do cidadão comum na eficiência energéticaâ, com foco na busca de equipamentos menos poluentes e mais eficientes, como no caso do tratado assinado pelo Brasil para banir gases mais poluentes nos aparelhos de refrigeração. Na mesa seguinte, âImpacto positivo: como a indústria pode e deve entrar na convocaçãoâ, representantes da Agenersa e de corporações como Braskem e Volkswagen vão falar sobre a mudança de cultura de empresas em busca de liderança na economia limpa. A última mesa do primeiro dia vai discutir âO reúso da água e as cidades inteligentesâ.
âModelos de negócios para transição energética das cidadesâ é o tema da primeira mesa do segundo dia da Conferência Cidades Verdes, seguida pela mesa que abordará âO impacto socioambiental das diversas formas energéticasâ, com presenças do presidente da Eletronuclear, Raul, Lycurgo, e nomes da UFF e da consultoria Mercurio Parters.
A conferência será encerrada com a mesa âO presente e o futuro do hidrogênio de baixa emissão de carbonoâ, ampliando o debate sobre os desafios e as oportunidades desta matriz energética em linha com experiências bem-sucedidas e inovadoras. Representantes do setor público e da indústria vão debater o assunto com o público. Confira a programação detalhada da 9ª Conferência Cidades Verdes e se inscreva gratuitamente para acompanhar o evento no site https://www.inscricoescidadesverdes.eco.br/
