Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor esperiência em nosso site. ao "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site, você aceita a nossa
PolÃtica de Privacidade
O coordenador do Mapbiomas destacou outros dados importantes do relatório: 99% dos desmatamentos foram ilegais porque ocorreram em áreas de preservação, que jamais poderiam ser desmatadas, ou em áreas onde não havia autorização. “Os laudos emitidos pelo Mapbiomas para as áreas desmatadas vão servir para processar os responsáveis porque 75% dos alertas ocorreram em áreas em que há um declarado proprietário”, afirma Azevedo, acrescentando ainda que o relatório desmente a falácia de que os desmatadores são, em geral, pequenos proprietários. “A grande maioria dos alertas detectados foram em áreas grandes e realizados em uma velocidade que mostra o uso de máquinas e escala industrial”, acrescentou.
Ãrea desmatada ilegalmente por madeireiros no Pará: estado teve o maior número de pontos de desmatamento e a maior área desmatada em 2019 (Foto: Ronan Frias/Semas-PA/Fotos Públicas)
Os números do relatório do Mapbiomas são eloquentes:
Â
O Brasil teve 56.867 pontos de desmatamento no Brasil
Â
11% dos alertas de desmatamento em unidades de conservação
Â
6% dos alertas em terras indÃgenas
Â
+ de 99% do desmatamento em 2019 foi ilegal: ou não tinha autorização ou estava em área de preservação
Â
12 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa foram destruÃdos
Â
A Amazônia teve 47.289 pontos de desmatamento – 83% do total – que representaram 770 mil hectares de área desmatada (63%)
Â
No Cerrado, foram 7.402 pontos de desmatamento (13%), que levaram a 408 mil hectares de área desmatada (33,3%) – o que significa que os desmatadores destruÃram áreas maiores de cada vez
Â
Foram registrados ainda 1390 alertas de desmatamento e 10 mil hectares de área atingida na Mata Atlântica; 523 pontos e 12 mil hectares na Caatinga; 215 alertas e 16,5 mil hectares no Pantanal; e 68 pontos e 642 hectares no Pampa
O Pará registrou o maior número de pontos de desmatamento – 18.564 – e a maior área desmatada: – quase 300 mil hectares. Mato Grosso teve a segunda maior área desmatada (201 mil hectares) em 4701 alertas, o que mostra que avanço maior sobre a vegetação em cada ponto atacadoÂ
Â
Em 2019, 1734 municÃpios – quase um terço do total do paÃs – em todos os 26 estados e no Distrito Federal registraram pontos de desmatamento.
Pense na importância de manter-se informado(a). Quer ter acesso, por e-mail, ao resumo das nossas notÃcias, textos dos colunistas e reportagens especiais? Receba a nossa newsletter. à de graça :)